Cinomose – Doença comum em cães

A cinomose está entre as doenças de cachorros mais graves e altamente contagiosa. Isso porque ela atinge principalmente os filhotes, antes de completarem um mês de vida, quando ainda não possuem um sistema imunológico muito resistente. Ela degenera os envoltórios lipídicos que envolvem os axônios dos neurônios, conhecidos como bainha de mielina.
Os principais sintomas são febre, perda de apetite, corrimen

cinomose

cinomose

tal ocular e nasal, diarreia, vômito, tiques nervosos e paralisias. Há prevenção por meio de vacinas, mas não há um tratamento específico, esse é feito por meio da amenização dos sintomas para permitir que o organismo do animal lute apenas contra o vírus. As vacinas polivalentes óctupla e déctupla que previnem a Cinomose são aplicadas em filhotes a partir de 45 dias de vida, tendo mais duas doses subsequentes.
No exame de sangue, é observada a diminuição da imunidade do animal devido à replicação do vírus no sistema linfático. Um cão infectado elimina o vírus pela urina, fezes e secreções (nasal e ocular) até 90 dias após a exposição ao vírus. Porisso é importante evitar seu contato com outros cachorros durante o período em que está doente.
O animal que teve a doença evoluída ao estágio de acometimento do sistema nervoso pode ficar com tremores musculares, andar desordenado e/ou crises convulsivas por toda sua vida, mesmo não portando mais o vírus.

Envie seu comentário